IV Semana Acadêmica da Agronomia / UFSC

A Semana

A Semana da Agronomia é um evento realizado pelos acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Catarina – USFC, juntamente com professores orientadores. O evento é recente, onde se oficializou em 2011, sendo promovido na segunda semana de outubro e configura-se como um essencial evento para formação de um bom profissional. No ano corrente, pretende-se realizar o evento nos dias 29 de setembro à 3 de outubro. O acontecimento teria como sede principal o Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, localizado no campus Trindade, em Florianópolis - SC.

A organização é promovida pela oitava e nona fase do curso de Agronomia, composta por acadêmicos do curso e professores orientadores, sem fins lucrativos. A realização do evento vem se tornando estável nos últimos anos, como finalidade de desenvolver a formação dos recursos humanos da agronomia, assim como obter um profissional mais capacitado para posteriormente enfrentar o mercado de trabalho, isso por meio do contato dos graduandos e pós-graduandos com pesquisadores e diversos profissionais de empresas privadas e públicas. O evento conta com uma rotatividade de público de 600 pessoas, sendo eles graduandos, pós-graduandos e professores do Centro de Ciências Agrárias e demais cursos de interesse.

Nesta edição o evento carrega consigo o seguinte tema: “O amplo mercado de trabalho para o Engenheiro Agrônomo”, o qual tem por finalidade, estreitar a lacuna que existe entre o acadêmico e o mercado de trabalho, além de mostra as diversas realidades da agricultura brasileira e mundial.

Em função da grande representatividade da região na área agronômica, a Semana Acadêmica da Agronomia se torna o principal evento do meio acadêmico do curso, que conta com a presença de palestrantes de diversas regiões do país tratando dos diversos assuntos que circulam o meio agrícola brasileiro. O tema “O amplo mercado de trabalho para o Engenheiro Agrônomo” possui o propósito de mostrar a realidade de outras regiões produtoras do Brasil, assim como os assuntos que não são abordados nas cadeiras do curso de Agronomia. Isso faz com que o futuro profissional tenha uma melhor preparação para atuar em diversas área de conhecimento e regiões do país.